4.4.11

Salão Edison (1919 - 1941)


Local onde existiu o Salão Edison


No início de 1919 a meio caminho entre os bairros de Santa Catarina e da Lapa, mais precisamente no Largo do Conde Barão, foi inaugurado um novo recinto com o nome de Salão Edison. Esta sala de cinema localizava-se dentro de um pátio interior, algo que durante algum tempo esteve na moda como podemos constatar por outros exemplos como o Cine-Teatro do Rato ou o Casino Étoile na Estrela. Apesar da localização recôndita sobreviveu mais tempo do que muitos dos seus conterrâneos, devendo-se tal ao facto de não ter qualquer concorrência próxima. Com efeito durante muitos anos nenhuma outra sala de cinema foi inaugurada nesta parte da cidade. Quem hoje em dia se deslocar ao Largo do Conde Barão, entrando pelo portão com o nº 50 e atravessando um arco, pode ver o amplo espaço de um pátio interior coberto e que hoje em dia funciona como parque de estacionamento mas durante vários anos foi sala de cinema.

Localização: Largo do Conde Barão nº 50

2 comentários:

  1. Boas,
    gostaria de saber a fonte desta informação.
    Já pesquisei por "Salão Edison", "Palácio Almada Carvalhais", "Salão Conde Baão", "Largo do Conde Barão" mas não encontro nada que se refira a esta sala de cinema.

    Qualquer informação extra será bem-vinda.

    Obrigada,
    Carolina Coelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Carolina Coelho

      A informação sobre o Salão Edison pode ser encontrada no livro "Os mais antigos cinemas de Lisboa: 1896 - 1939". O seu autor é M. Felix Ribeiro, e a publicação é do Instituto Português de Cinema e da Cinemateca Nacional, sendo a data de publicação Maio de 1978.

      Eliminar