31.12.10

Cine-Teatro do Rato (1896 - 1907)


Fachada do Antigo Cine-Teatro do Rato

Acesso ao Pátio onde se localizava o Cine-Teatro do Rato

(Fotografias retiradas do Arquivo fotográfico municipal de Lisboa)

Nos primeiros anos de implementação do animatógrafo em Portugal, vários foram os Teatros que aderiram à nova moda. Entre eles encontrava-se o Teatro do Rato cuja existência remonta ao século XIX, mais precisamente a 1880, data da sua inauguração. Este recinto de espectáculos que se localizava num pátio cujo acesso era feito através de um arco situado no Largo do Rato e que ainda hoje existe, funcionou inicialmente como Cabaret e Music-Hall, sendo no início do Século XX convertido em teatro. Em 1900 começaram as projecções cinematográficas no que passou a ser designado como Cine-Teatro do Rato. Ao contrário do que sucedeu noutros teatros, o cinema não obteve o mesmo sucesso o que levou a que apenas um ano depois as peças de teatro tomassem de novo conta daquela sala. Anos mais tarde o próprio teatro acabaria por encerrar. Em 1907 foi consumido por um incêndio. Quem se deslocar hoje ao local entrando pelo Largo do Rato, passando através do arco que dá acesso ao pátio, à sua esquerda pode encontrar o local onde se entrava para o Teatro através de umas portas onduladas.

Localização: Largo do Rato

1 comentário:

  1. Anónimo12.2.12

    Neste verbete verificam-se duas indicações que não estão correctas. Em primeiro lugar, o Teatro do Rato, que existiu no largo do Rato, cujo acesso se fazia pelo arco ainda existente, que a fotografia inferior reproduz, era um teatro-barraca e foi consumido por um incêndio, em 1908, sendo seu empresário o actor Santos Júnior, que foi investir o seu capital no Teatro Moderno, na Avenida Rainha D. Amélia (actual Almirante Reis). Não voltou a ser reconstruído nenhum recinto no seu lugar.
    Segundo, o que a fotografia superior mostra é o Music-Hall de S. Bento - Rato, situado na rua de S. Bento, que funcionou como recinto de variedades na primeira década do século XX.

    ResponderEliminar