28.11.09

Voz do Operário (1912 - Actualidade)

Planta do lado Par da Sala

Planta do lado impar da Sala

Interior do Salão da Voz do Operário

Fachada e Salão Nobre

(Plantas retiradas do livro "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa")


A Voz do Operário nasceu como jornal em 1879 e só mais tarde,, já no séc. XX, se tornou uma instituição de dimensões impressionantes com ligações ao ensino, desporto, e actividades culturais, entre elas o cinema. O edifício da Voz do Operário que hoje conhecemos não foi a primeira sede da instituição que começou com edificios mais modestos. A construção da actual sede iniciou-se em 1912 e só ficou concluída em 1932. O demorado tempo de construção foi devido à envergadura do projecto. O Complexo é composto por um colégio, duas bibliotecas, um pavilhão desportivo, um campo de jogos com bancadas, uma cantina, um palco para espectáculos e claro, o salão nobre. A exibição de filmes no salão da Voz do Operário manteve-se desde que foi inaugurado em 1932 até à actualidade. A programação é composta maioritariamente por ciclos de cinema alternativo. A sua lotação é de 858 lugares. Fui aluno da Voz do Operário de 1982 a 1988 e só tenho boas recordações, mas a que mais me marcou foi a primeira vez que interpretei uma peça de teatro, perante uma plateia esgotada no grande salão e acreditem que é uma visão impressionante para quem está em cima do palco.

Localização: Rua da Voz do Operário

26.11.09

Royal (1929 - 1980)

Relógio do átrio

Vista do Interior do Royal

Planta original da plateia

Planta Original do balcão e dos camarotes

Fachada do Cinema Royal

(Plantas e fotografias retiradas do Arquivo Municipal de Lisboa e do livro "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa)

Situado no histórico bairro da Graça, o Royal foi inaugurado a 26 de Dezembro de 1929. É considerado por muitos cinéfilos o mais bonito cinema de Lisboa, embora não reúna um consenso tão grande no que diz respeito à importância mediática quando comparado com outras salas bem maiores. Podia acomodar 900 espectadores entre a plateia, balcão e camarotes, algo impensável nas salas actuais. No início dos anos 80 encerrou e foi posteriormente convertido em supermercado com uma mini galeria de lojas no átrio. Apesar de tudo, o edifício foi todo restaurado conservando a sua traça original tanto na fachada como nos interiores e é um dos exemplares mais bem conservados. Já por lá passei algumas vezes mas esqueço-me sempre de reparar se o famoso relógio está a funcionar.

Localização: Rua da Graça nº 100

25.11.09

Cine-Teatro da Encarnação (1969 - 2000)


Cine-Teatro da Encarnação

Cine-Teatro da Encarnação


Situado no extremo norte do bairro da Encarnação, quando foi inaugurado em 1969 o Cine-Teatro da Encarnação ainda não tinha por companhia o tráfego intenso da 2ª circular que actualmente ali passa a escassos metros. Foi durante muitos anos a mais emblemática sala de cinema da zona oriental da cidade. Com capacidade para 750 espectadores era um ponto de encontro e ex-libris do belíssimo bairro da Encarnação. Deixou de exibir filmes no início do novo milénio. Actualmente funciona como sala de teatro e complexo cultural e desportivo. A Encarnação continua a ser um oásis dentro da cidade; um bairro composto maioritariamente por vivendas e com todas as infra-estruturas necessárias para ser independente: escolas, mercados, centro de saúde, serviço de cuidados continuados, jardins, comércio activo, e uma belíssima igreja de dimensão considerável. Em 2010 será inaugurada a estação de metro há muito aguardada. As fotografias foram tiradas por mim numa curta passagem pelo local.

Localização: Rua da Quinta de Santa Maria

23.11.09

Paris (1931 - 1980)

Interior do Cinema Paris

Vista do Interior do Paris

Fachada do Cinema Paris

Planta Original da Sala

Cinema Paris

(Fotografias e Planta Retiradas do Arquivo Municipal de Lisboa e do livro "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa")


Situado no coração do bairro da Estrela, o Cinema Paris foi um dos grandes cinemas de Lisboa. Inaugurado em 1931 tinha capacidade para 885 espectadores, divididos entre plateia, balcão e camarotes. Fechou portas no início dos anos 80, e até hoje o edifício tem vindo a degradar-se sem que nada se faça para o evitar. Só perante a ameaça da demolição surgiram movimentos de cidadãos para o tentarem salvar. O proprietário diz-se solidário com os projectos apresentados pelas associações da freguesia, a Câmara concorda que é um imóvel de interesse histórico mas os técnicos afirmam que o estado de degradação é tal que dificilmente será recuperável. Quanto a mim, faz-me pena passar por lá e ver aquilo que parece ser a morte inevitável do grande Paris.


Localização: Rua Domingos Sequeira

22.11.09

Jardim Cinema (1931 - 1980)


Fachada do Jardim Cinema

Interior do Jardim Cinema


Planta original da sala

Jardim Cinema

(Fotografias e Planta retiradas do livro "Cinemas de Portugal")


Situado entre o Rato e a Estrela, foi inaugurado em 1931 como sala ao ar livre num pátio interior. Devido à grande afluência de público o edifício projectado pelo arquitecto Raul Martins acabou por ganhar uma cobertura e em 1932 transformar-se num dos maiores cinemas de Lisboa com capacidade para 894 espectadores, número impressionante para a época. Os últimos dias como sala de cinema foram com o nome de Monte Carlo. Mais tarde viria a acolher o famoso salão de jogos monumental e nos anos 80 foi convertido em discoteca. Em 2002 foi classificado como imóvel de interesse público pelo IPPAR e actualmente é um estúdio de produção televisiva. Dificilmente voltará a exercer a função de cinema mas pelo menos este temos a certeza que não será demolido.

Localização: Av. Álvares Cabral

Texas (1960 - 1970)


Cine Texas

(fotografia retirada do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa)


O Cine Texas era um cinema que funcionava num barracão de zinco e invariavelmente tinha as sessões esgotadas, fazendo as delícias de quem morava nos bairros das Galinheiras e da Ameixoeira. Curiosa era a forma dos proprietários fazerem a divulgação das sessões: uma velha carrinha com um megafone circulava pelas ruas do bairro colmatando a falta dos grandes cartazes e luzes de néon na simples fachada. Durante a sua existência o Texas fez sonhar muita gente numa freguesia pobre e com poucos recursos, com os seus bilhetes acessíveis e reposições dos grandes sucessos da época, e encarnou a verdadeira essência daqueles que ficaram conhecidos carinhosamente pelos alfacinhas por cinemas piolho.

Localização: Rua de São José à Charneca

Cine Pátria (1917 - 1980)



Planta da Sala


Cine Pátria

 
(Fotografia e Planta retiradas do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa e do livro "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa)

 
O Cine Pátria situado no Beato é um dos mais antigos cinemas de Lisboa. Abriu portas em 1917 e exibiu filmes até cerca de 1980 sendo posteriormente aproveitado para outras actividades. Actualmente serve de espaço para celebrações religiosas. Tinha capacidade para 447 espectadores. Quem o quiser encontrar não terá grande dificuldade porque tem os soldados da paz mesmo ao lado a guardá-lo bem :-). O positivo é mesmo o facto de pelo menos terem restaurado o edifício e preservarem o essencial da traça original. O meu avô nasceu no Beato e foi lá que passou os primeiros anos da sua vida mas nunca me lembrei de lhe perguntar se chegou a ver lá filmes. Assim que puder pego no telefone e pergunto-lhe.

Localização: Rua do Grilo nº 46

21.11.09

Campolide (1924 - 1977)




Planta da Plateia




Planta do Balcão


Fachada do Cinema Campolide



Interior do Cinema Campolide



Cinema Campolide


(Fotografias e Plantas retiradas do Arquivo da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa e do livro "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa")



Inaugurado em 1924 com o nome de Cinema Tortoise, foi remodelado em 1932, tendo recebido a designação de Campolide Cinema. Tinha capacidade para 441 espectadores e infelizmente já foi demolido privando o bairro de Campolide do único cinema que tinha.



Localização: Rua Leandro Braga nº 15

Olivais (1995-2007)



Torres do antigo Olivais Shopping hoje Spacio Shopping



Inaugurado em 1995 o Olivais Shopping tinha 4 salas de cinema que vieram colmatar uma falta naquela que é a maior freguesia da cidade em termos de área e habitantes. Mas a reestruturação do centro comercial iniciada em Janeiro de 2008 e terminada em Maio de 2009 deu origem a um novo espaço conhecido actualmente como Spacio Shopping, e no novo projecto as salas de cinema ficaram de fora. Tiveram uma vida curta mas deixaram saudades porque daquilo que me recordo tinham os bilhetes mais baratos de Lisboa e para centro comercial as salas nem eram nada más.


Esperemos que o cinema volte aos Olivais brevemente.


Localização: Rua Cidade de Bissau

Amoreiras (1985 - Actualidade)



Torres Amoreiras

Cinemas Amoreiras



Inaugurado a 27 de Setembro de 1985 o complexo das Amoreiras trouxe com ele o primeiro sistema multiplex de salas de cinema dentro de um centro comercial. Com uma oferta de 7 salas de cinema proporcionava filmes para todos os gostos e até dava para fazer compras. A moda pegou e veio para ficar. Este foi o primeiro grande templo da era do consumo em Portugal.



Recentemente vi lá um filme de animação em 3d digital. Esta nova tecnologia nada tem a ver com o 3d de que me lembrava nos filmes mais antigos e tem dado que falar com cada vez mais filmes a sairem nas salas de cinema. O Amoreiras hoje tal como nos anos 80 continua na linha da frente em termos de inovação.



Ah, e já agora, se estão curiosos o filme chama-se "Bolt" :-)



Localização: Av. Eng. Duarte Pacheco

Europa (1958 - 1981)



Planta da Plateia
Planta do Balcão
Cinema Europa-Perspectiva da sala
Cinema Europa-Balcão e Plateia
Cinema Europa-Interior
Cinema Europa-Sala de projecção
Cinema Europa-Exterior
Cinema Europa
Cinema Europa-Bar
Cinema Europa-Fachada

(Fotografias e Plantas retiradas do Arquivo da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e do livro "Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa")


Originalmente erguido nos anos 30, o Europa foi redesenhado pelo arquitecto Antero Ferreira em 1958. Funcionou como sala de cinema até 1981. O Europa funcionou também durante os anos 80 como estúdio de televisão. A sua lotação inicial era de 878 espetadores mas em 1965 após obras que visavam uma maior comodidade da sala viu a sua capacidade reduzida para 804 espetadores. Situado em Campo de Ourique, era a única sala de cinema desse bairro lisboeta. É com grande alegria que recebi a notícia de que o proprietário do imóvel e a Câmara Municipal de Lisboa chegaram a acordo para a recuperação do interior do edifício, uma vez que a fachada exterior permanece praticamente intacta e em estado razoável para um edíficio que está devoluto. Mas a melhor notícia é mesmo o facto do Europa voltar ao activo como sala de cinema! Terá a função de Cine-Teatro com especial atenção ao cinema de animação e peças de teatro infantil. Esperamos então ansiosamente pela concretização do projecto.

Localização: Rua Francisco Metrass nº 28

20.11.09

Cinemascope à nossa moda

Um blog para quem gosta da nostalgia das antigas salas de cinema mas também para quem gosta de se lambusar com pipocas nas salas dos centros comerciais.
E qualquer coisa mais...