31.12.09

Alfa (1982 - 1997)


Local dos antigos cinemas Alfa
Os cinemas Alfa nasceram nos anos 80, sendo as primeiras e únicas salas de cinema até hoje existentes no bairro do Areeiro. Em conjunto com o Quarteto partilhavam o facto de serem os únicos complexos multi-salas fora de centros comerciais. Recordo-me de um pequeno salão de jogos que existia na entrada. Eram ao todo 5 salas, sendo a sala 1 a maior e com um excelente ecrã. Nos anos 90 começaram a perder público e acabariam por encerrar. O Edifício foi demolido e no local construiram condominios de luxo.
Localização: Av. Almirante Gago Coutinho

13 comentários:

  1. Eu era assíduo frequentador dos Cinemas Alfa, dando asas à minha necessidade de ver filmes sozinho, nas férias do verão (juntava as mesadas e lá ía eu todos os dias). Lembro-me perfeitamente de ver Africa Minha, no verão de 1985. Como é que é possível ter passado tanto tempo! Mas também me lembro de ver Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida, com o meu pai.

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Encontrei um bilhete deste cinema de 1982. Não sei o filme e gostaria de saber, mas escrevo-lhe para corrigir o intervalo desta sala, pelo menos em 1982 existia. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcção feita. Obrigado ao Paulo Melo pela informação.

      Eliminar
  3. Eu fui funcionário dos Alfas até ao último dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Fernando.

      Possui alguma imagem deste cinema, visto que trabalhou lá? Não consigo encontrar nada na Internet.

      Obrigada

      Eliminar
    2. Anónimo14.8.22

      Não tenho qualquer foto mas vou ver se algum colega meu têm

      Eliminar
    3. Fernando Alvega14.8.22

      Não tenho nenhuma foto mas vou tentar arranjar

      Eliminar
  4. Anónimo27.8.22

    Bom dia.
    Tenho algumas fotos dos Cinemas Alfas Triplex em Lisboa. João Mestre (Beja)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo27.8.22

    Se quiser envio por email.
    João Mestre (Beja)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo29.4.23

    Por acaso gostava de ver essas fotos, era dos meus preferidos, vi centenas de filmes lá, também foi o único cinema em que adormeci, era um filme muito parado, mas os atores eram bons e despertou a minha curiosidade, filme “Sommersby” em 1993.
    Lembro de sucessos de bilheteira nesse cinema com a maior sala sempre esgotada filmes “Instinto Fatal” e “O guarda-costas”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo24.8.23

      O meu email é o seguinte: joaocarlosmestre@hotmail.com
      João Mestre (Beja)

      Eliminar
  7. Na verdade o início foi em 1980, com 3 salas e era Alfa Triplex.

    Morava perto. Diria que o ET, Regresso ao futuro, Dune, um dia a casa vem abaixo, também passaram lá.
    Às vezes ia buscar só pipocas.

    "Graças a um dos filmes" fui atropelada, dia 23 de Dezembro.

    ResponderEliminar